terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mesa-redonda discute período da Ditadura no IFMG – Ouro Preto

Esquerda para direita: Daniel Diniz, Manuella Valinhas, Isabel
Leite, Julice Machado e Guilherme Maciel.


Cerca de quarenta alunos assistiram, em 25 de setembro, à Mesa-Redonda “Da crise do nacional-desenvolvimentismo ao processo de Abertura: aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais”, organizada pelos professores da área de História do IFMG-Ouro Preto. Precedida por sessões de cinema realizadas ao longo da semana, em que se exibiram os documentários “Os anos JK” e “Jango”, do diretor Silvio Tendler, a mesa contou com a participação de Mannuella Luz de Oliveira Valinhas, professora da UEMG, e Isabel Cristina Leite, mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG, além de Julice Machado, Guilherme Maciel e Daniel Diniz, professores do IFMG.
Nas três horas em que decorreu o debate, cada participante abordou um aspecto do período, além mesmo das questões específicas da utilização de documentários como material para o estudo da História – tema apresentado pela professora Mannuella Luz. Isabel Leite, que abordou o período em debate pelo ângulo político, destacou tanto as relações institucionais como sugeriu a observação dos grupos clandestinos de combate ao regime militar, com destaque para o papel que a classe média exerceu em apoio ao movimento golpista. Julice Machado, responsável pela análise do quadro social, ressaltou o papel da mulher no período, sublinhando o modelo conservador de sua formação. Guilherme Maciel discutiu as transformações artísticas e culturais da época, com destaque para o cenário musical, fílmico e nas artes plásticas, enquanto Daniel Diniz, discutindo os aspectos econômicos, historiou a construção do conceito de desenvolvimentismo, sua apropriação pela direita e sua opção pelo modelo de concentração de renda.
Os alunos que participaram ao longo da semana receberão certificados de participação em breve. O evento, ligado ao projeto de fundação do Núcleo de Estudo e Pesquisa Histórica (NEPHis), ao qual se filiará este blog, se pretendeu uma primeira iniciativa que, no futuro, possa gerar formação complementar ao alunado. Até o final do quarto bimestre, pretende-se a realização de mais uma mesa, sob a coordenação do professor Alex Bohrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário